Notícias

Papa Bento XVI diz que as redes sociais oferecem novas oportunidades

O papa Bento XVI disse que as redes sociais, que atraem um número crescente de pessoas – principalmente jovens, oferecem novas oportunidades de "compartilhamento", isto é, de "diálogo, intercâmbio, solidariedade e a construção de relacionamentos positivos".

No entanto, para ele, é preciso "evitar os perigos da internet, como se refugiar em uma espécie de universo paralelo ou de se expor exageradamente no mundo virtual".

Foi esta a mensagem de Joseph Ratzinger para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado hoje (24). No texto "Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital", o Pontífice deu muitos conselhos aos jovens sobre como se comportar na rede, e convidou-os a serem autênticos e a não criarem perfis falsos.

O Papa se dirigiu justamente a eles por serem os mais implicados na revolução social da rede: "Convido principalmente os jovens a fazer bom uso de sua presença na arena digital" que os coloca "frente ao desafio de ser autênticos, fieis a si mesmos, sem ceder – na busca por partilhar amizades, à ilusão de construir artificialmente o próprio perfil público", disse o Papa. 

Segundo Bento XVI, "como qualquer outro fruto da engenhosidade humana, as novas tecnologias da comunicação devem ser postas a serviço do bem integral da pessoa e da humanidade". "Quando usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de verdade e união, que é a aspiração mais profunda do ser humano". 

Para o Pontífice, "o envolvimento crescente no mundo digital público estabelece novas formas de relações interpessoais, influencia na percepção de si e inevitavelmente impõe a questão não só de agir corretamente, como de sermos autênticos e fieis a nós mesmos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios