Notícias

Papa Bento XVI envia mensagem ao presidente italiano Giorgio Napolitano

O papa Bento XVI, ao retornar a Roma após uma viagem apostólica à ilha do Chipre, em sua tradicional mensagem ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, expressou seus votos e "uma especial oração" ao povo dessa nação europeia.

"Ao retorno da viagem apostólica do Chipre, onde tive a alegria de encontrar as populações locais, ricas de espiritual fervor, como também os representantes do Episcopado do Oriente Médio, expresso ao senhor presidente os meus votos e asseguro uma especial oração pelo bem a prosperidade ao povo italiano", escreveu o Papa em uma mensagem destinada a Napolitano.

No aeroporto, onde o avião que trazia o Papa aterrissou por volta das 20h20 locais (15h20 no horário de Brasília), de ontem, o  aguardava o subsecretário do governo italiano, Gianni Letta.

Após um breve diálogo com Letta, Bento XVI — que ontem teve um longo dia de atividades no país mediterrâneo — viajou, em um helicóptero, ao Vaticano.

A viagem ao Chipre é a 16ª visita internacional realizada por Joseph Ratzinger desde o início de seu Pontificado, em 2005. Um dos motivos da peregrinação era a entrega do o Instrumentum Laboris da Assembleia Especial para Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro no Vaticano.

Além disso, esta é considerada uma viagem histórica, por ser a primeira de um Pontífice à ilha e também a primeira de Bento XVI a um país de maioria ortodoxa.

Durante sua permanência nas cidades cipriotas, o Santo Padre reiterou seus pedidos pelo fim do conflito no Oriente Médio, pela criação de dois Estados, para palestinos e israelenses, e pela unificação dos cidadãos do Chipre. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios