
Neste último dia 25, quarta-feira de Cinzas, teve início a Quaresma, período forte de preparação para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Salvador. É também um tempo em que a Igreja nos convida, de modo particular, às práticas penitenciais da oração, esmola e jejum.
Nesta quarta-feira, não houve a tradicional audiência geral, pois Bento XVI se dirigiu, ao bairro romano do Aventino para presidir ao rito da bênção e da imposição das Cinzas.
A celebração teve início na igreja de Santo Anselmo, onde ocorreu um momento de oração. Logo depois, houve a procissão penitencial até a vizinha basílica de Santa Sabina, onde o papa presidiiu à celebração Eucarística, durante a qual abençoou as cinzas, que foram impostas sobre ele, pelo Cardeal Jozef Tomko, e sobre os fiéis.
A mensagem que o Papa propõe este ano para o período quaresmal tem como tema: “Jesus, após ter jejuado quarenta dias e quarenta noites, no fim teve fome”.
Partindo deste tema, o Santo Padre afirma: “Em nossos dias, a prática do jejum parece ter perdido um pouco do seu valor espiritual e adquirido, numa cultura marcada pela busca da satisfação material, o valor de uma medida terapêutica para a cura do próprio corpo."