Notícias

Papa Bento XVI passa bem e celebra missa após cirurgia em pulso fraturado

O Papa Bento XVI passa bem e celebrou uma missa neste sábado, um dia depois de ser submetido a cirurgia no pulso fraturado, informou o Vaticano. O Pontífice, que tem 82 anos, caiu no banheiro da casa onde passava férias, na cidade italiana de Aosta, na noite de quinta-feira, e acabou fraturando o pulso direito.

 

– O Papa passou a noite pacificamente e sua condição geral é boa – informou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Papa.

 

Bento XVI terá de usar gesso por cerca de um mês.

 

– A coisa que mais o aborrece é não poder escrever, algo que ele planejava fazer frequentemente nesses dias – acrescentou Lombardi.

 

Segundo ele, o Papa dará a tradicional bênção do Angelus no domingo, e sua agenda no vale de Aosta, próximo à fronteira com a França, segue normalmente.

 

Patrizio Polisca, médico pessoal de Bento XVI, informou que o Pontífice foi submetido a uma osteosíntese, procedimento cirúrgico para unir as partes de ossos fraturados por meio de peças metálicas como pinos, placas e parafusos.

 

O Vaticano informou que o Papa foi por conta própria ao hospital e que, antes disso, ele ainda celebrou uma missa e tomou o café da manhã no chalé nas montanhas. A operação, de acordo com nota da Santa Sé, durou 20 minutos, com anestesia local.

 

Essa é a primeira vez que Bento XVI é tratado em um hospital desde sua eleição, em 2005. Não ficou claro ainda se o acidente trará consequências de longo prazo que possam afetar a habilidade do Papa ao piano. Ele é um pianista de talento e normalmente relaxa tocando à noite.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios