Notícias

Papa Bento XVI se reúne com presidente chileno

O papa Bento XVI falou sobre a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza, ao receber hoje o presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Vaticano. 

"No curso dos cordiais diálogos, foram abordados temas de interesse comum, como a proteção à vida humana e à família, a ajuda ao desenvolvimento integral, a luta contra a pobreza, o respeito aos direitos humanos, a justiça e a paz social", informou um comunicado da Santa Sé. 

A nota também destacou que os dois analisaram "o panorama da situação na América Latina, além de registrarem a convergência entre a Santa Sé e o governo chileno em relação aos valores fundamentais da convivência humana".

Durante o encontro, que durou cerca de 25 minutos, Piñera disse a Bento XVI que "esta é a segunda vez que se reúne com um Papa". Em seguida, o mandatário comentou que 2010 "foi um ano difícil" por causa "do terremoto e do caso dos mineiros". 

O presidente do Chile presenteou o Papa com um incensário de prata, réplica do existente na Catedral de Santiago do Chile. Bento XVI retribuiu com uma medalha de ouro do seu Pontificado. 

A comitiva chilena também ofereceu ao Papa uma cópia da Constituição do país, na qual foi destacado o trecho que proclama que o Chile "defende a vida".

Depois da conversa com o Papa, Piñera se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone. 

Sebastián Piñera chegou em Roma na terça-feira (1º), como primeira etapa de uma viagem internacional pela Europa e Oriente Médio, que durará até 10 de março.

Sua agenda também inclui visitas à Espanha, Israel, Jordânia e Palestina, esta última reconhecida recentemente pelo Chile como um Estado livre, independente e soberano. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios