Notícias

Papa Francisco celebra sua primeira Vigília Pascal e pede confiança em Cristo

O papa Francisco celebrou na noite deste sábado na Basílica de São Pedro sua primeira Vigília Pascal, em cuja homilia disse que a ressurreição de Cristo é a vitória sobre o mal e convidou os que são 'indiferentes' perante Deus 'que arrisquem, já que não ficarão decepcionados'.

Na noite na qual a Igreja celebra a 'mãe de todas as vigílias', o pontífice, de 76 anos, disse que com a ressurreição de Cristo nada é igual na vida dos homens e na história da humanidade, que a ressurreição é a vitória sobre o pecado, sobre o mal, sobre a morte, sobre tudo o que oprime na vida e lhe dá uma face menos humana.

'Aceite que Jesus Ressuscitado entre em sua vida, acolha-o como amigo, com confiança: Ele é a vida! Se até agora estiveste longe dele, dê um pequeno passo, Ele te acolherá de braços abertos. Se és indiferente, aceite arriscar, não ficarás decepcionado', declarou o papa.

O Bispo de Roma acrescentou: 'Se te parece difícil segui-lo, não tenhas medo, tenha a certeza que Ele está perto de ti, está contigo, e te dará a paz que procuras e a força para viver como Ele quer'.

Comentando o evangelho de Lucas quando as mulheres vão ao sepulcro, o encontram vazio e ficam perplexas, Francisco lembrou que isso acontece também a nós quando ocorre algo verdadeiramente novo em nossas vidas.

'Frequentemente, a novidade nos dá medo, assim também é com a novidade que Deus nos traz. Somos como os apóstolos do Evangelho: muitas vezes preferimos manter nossas certezas. Temos medo das surpresas de Deus. Ele nos surpreende sempre', comentou o papa.

Francisco pediu ainda que os fiéis não se fechem à novidade que Deus quer trazer a nossas vidas.

'Com frequência, nos sentimos cansados, decepcionados, tristes; sentimos o peso de nossos pecados e pensamos que não podemos conseguir. Não nos encerremos em nós mesmos, não percamos a confiança, nunca nos resignemos: não há situações que Deus não possa mudar, não há pecado que não possa ser perdoado se nos abrimos a Ele', ponderou.

'Peçamos ao Senhor que nos faça partícipes de sua ressurreição, nos abra a sua novidade que transforma, às surpresas, tão belas, que sejamos capazes de senti-lo vivo e atuando no meio de nós', acrescentou.

A Vigília Pascal, ou Lucernário, é um dos ritos mais antigos da liturgia e é celebrado na noite do Sábado de Aleluia, que Santo Agostinho chamou de 'a mãe de todas as vigílias', em alusão à espera pela ressurreição do Filho de Deus.

A cerimônia começou no átrio da basílica vaticana, onde Francisco abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascual, símbolo de Cristo.

Em seguida, o papa usou um furador para fazer uma incisão sobre o Círio Pascal, gravando uma cruz e o número do ano 2013, e pronunciou em latim: 'Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos'.

Depois, começou a procissão rumo ao altar maior, no meio de uma total escuridão e silêncio no templo, iluminado pouco a pouco com as velas das milhares de pessoas que enchem a basílica, acesas com a chama procedente do Círio Pascal.

Uma vez no altar foram acesas todas as luzes, que revelaram a beleza da decoração da basílica, adornada com flores brancas, e começou o canto do Exulted, ou Pregão Pascal, um percurso resumido da história da salvação.

Seguindo uma tradição da Igreja primitiva, na qual os catecúmenos (adultos que aspiram ao batismo) eram batizados na noite da Vigília Pascal, Francisco, vestido com ornamentos brancos, administrou os três sacramentos da iniciação cristã (batismo, primeira comunhão e crisma) aos quatro catecúmenos adultos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios