Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Papa intervém para calar ‘ataques injuriosos’ contra o Vaticano
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Papa intervém para calar ‘ataques injuriosos’ contra o Vaticano
Catolicismo Romano

Papa intervém para calar ‘ataques injuriosos’ contra o Vaticano

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O Papa Bento XVI interveio nesta terça-feira para calar "ataques injuriosos e injustos" lançados contra o Vaticano na imprensa italiana, e desmentiu com uma nota os rumores de conspirações e intrigas entre destacados eclesiásticos.

"O Papa está sendo informado permanentemente sobre o que ocorre, e lamenta os ataques injustos e injuriosos", advertiu em um comunicado oficial a Secretaria de Estado da Santa Sé.

https://www.provincia.biella.it/

Trata-se de uma resposta pouco habitual, já que o Vaticano tradicionalmente guarda silêncio frente a todo tipo de escândalos, sobretudo quando envolvem importantes cardeais, bispos ou pessoas próximas ao atual chefe de Estado italiano, Silvio Berlusconi.

O caso explodiu no meio do ano passado, quando Dino Boffo, diretor do Avvenire, influente jornal do episcopado italiano, precisou se demitir do cargo depois de noticiado na imprensa que ele havia sido condenado pela justiça por abusar sexualmente de uma mulher para que ela deixasse seu noivo, com quem mantinha uma relação homossexual.

A informação, que gerou alvoroço nos meios de comunicação, foi desmentida meses depois pelo próprio autor da notícia, o deputado Vittorio Feltri, diretor do jornal Il Giornale, de propriedade da família Berlusconi. O parlamentar poderá ser suspenso ou expulso pela ordem dos jornalistas.

A campanha contra Boffo gerou uma tempestade política, sobretudo porque o jornalista católico é um dos maiores críticos da vida desregulada do primeiro-ministro e de suas festas em mansões com jovens prostitutas.

Apesar da renúncia de Boffo, o caso foi reaberto cinco meses depois e terminou envolvendo respeitados cardeais, após Feltri revelar que o documento que acusava Boffo de homossexualismo era falso.

Segundo a imprensa italiana, o diretor do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano, Giovanni Vian, e o cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado da Santa Sé e braço direito do Papa, estariam por trás das acusações contra Boffo.

Para editores e observadores de assuntos da Santa Sé, os instigadores do complô estariam dentro dos muros do Vaticano e, mais do que problemas sagrados, conspiram pelo poder terreno.

https://www.provincia.biella.it/

"O veneno dos cardeais", foi a manchete do jornal La Republica, que descreveu as intrigas internas e as manobras para debilitar a conferência episcopal italiana, considerada independente e poderosa.

"As informações e reconstruções dos atos não têm fundamento algum", afirmou o comunicado da Secretaria de Estado da Santa Sé.

"É falso que membros do Vaticano ou que o diretor do L'Osservatore Romano tenham entregue os documentos que levaram à demissão" de Boffo, explicou a nota.

"Trata-se de uma campanha difamatória", que "afeta inclusive o Papa", concluiu o Vaticano, numa tentativa de sufocar definitivamente a questão.

Você pode se interessar também por ...

O duro golpe em Francisco com a vitória de Milei
Enviado do Papa teve “discussão franca” na China sobre Ucrânia
Papa Leão XIV pede renovação de compromisso com reformas da Igreja
Israel recua e culpa tradução por crítica ao cardeal italiano Pietro Parolin
Papa Leão XIV alerta que abusos “não podem ser guardados na gaveta”
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio

Fabio Botto
Fabio Botto
3 de julho de 2026
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
POLÊMICA: Bispo Dom Schneider apoia ordenação da FSSPX: “Papa não é Deus”
Tribunal de Palermo condena trio à prisão perpétua por massacre exorcista na Itália
Brasileiro é investigado por omissão de socorro após afogamento em piscina na Itália
Governo italiano revoga autorização para projeto de grupo brasileiro na Sardenha
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?