Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Presidente da Itália, Giorgio Napolitano cobra reforma constitucional do Senado

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, discursou em favor da reforma constitucional que vai reduzir os poderes do Senado no país, projeto que começou a ser discutido pelo Parlamento. Para o chefe de Estado, o bicameralismo paritário, que ele chamou de uma "anomalia tipicamente italiana", é algo que precisa ser superado.

"A reforma do equilíbrio parlamentar não é menos importante do que as reformas do mercado de trabalho e das despesas públicas. O bicameralismo paritário é uma incongruência constitucional cada vez mais indefensável e fonte de graves distorções no processo legislativo", declarou Napolitano.

O projeto para reduzir os poderes do Senado é uma das bandeiras do premier Matteo Renzi, que tomou posse em fevereiro deste ano. A medida tem causado polêmica no país porque transforma a Casa em uma espécie de "Câmara das Autonomias", sem membros eleitos diretamente pelo povo e composta por prefeitos e governadores.

Além disso, os novos "senadores" não receberiam salários e nem teriam direito a votar temas como a confiança ao governo e o orçamento, função que caberia apenas aos deputados. No entanto, eles continuariam tendo papel em algumas questões, como a aprovação de reformas constitucionais.

A iniciativa é fruto de um acordo entre o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), de Renzi, e o conservador Forza Italia (FI), de Silvio Berlusconi, embora existam descontentes em ambas as siglas por tratarem-se adversários políticos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios