Notícias

Parlamento aprova repasse de 400 milhões de euros à Alitalia

O Senado da Itália aprovou de modo definitivo, um decreto do governo que concede um empréstimo público de 400 milhões de euros à Alitalia, maior empresa de aviação civil do país.

A medida teve 140 votos a favor e apenas um contrário, mas contou com 100 abstenções de senadores de oposição. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 14 de janeiro.

O novo decreto chega após o fracasso no processo de venda da Alitalia e é mais um esforço do governo para manter a companhia aérea viva enquanto busca um comprador. Os 400 milhões de euros se juntam aos 900 milhões em dinheiro público emprestados nos últimos anos, o que totaliza 1,3 bilhão de euros.

Como a União Europeia proíbe ajudas estatais a empresas privadas, o novo empréstimo terá de ser restituído com juros em até seis meses depois de sua concessão.

A Alitalia está sob intervenção do governo desde maio de 2017, quando quase quebrou devido a uma crise de liquidez.

Venda – O prazo para a apresentação de uma oferta final pela companhia aérea era 21 de novembro, mas o consórcio liderado pela estatal Ferrovie dello Stato (FS) não conseguiu chegar a um acordo para colocar sua proposta na mesa.

O grupo de potenciais compradores também incluía a americana Delta Air Lines, o Ministério da Economia e das Finanças e a holding italiana do setor rodoviário Atlantia, que acabou desistindo na última hora. O governo agora avalia novas alternativas, inclusive uma reestatização da Alitalia. Ex-companhia de bandeira, a empresa foi privatizada e hoje tem 51% de suas ações nas mãos da holding Compagnia Aerea Italiana (CAI) e 49% com o grupo árabe Etihad Airways.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios