Notícias

Partido Democrático apoiará possível prisão de Silvio Berlusconi

O Partido Democrático (PD) da Itália disse que votará a favor da prisão do ex-premier Silvio Berlusconi se as acusações feitas contra ele na Justiça forem fundamentadas.

O coordenador da secretaria nacional do PD, Maurizio Migliavacca, declarou  que "se os atos forem fundados provavelmente votaremos pela prisão de Silvio Berlusconi no Senado".

A lei italiana prevê que, se um deputado ou senador receber um mandato de prisão, a Câmara ou o Senado devem votar a autorização para que o Judiciário proceda com a apreensão. No caso do Parlamento não aprovar a autorização, a Procuradoria não pode deter o deputado ou senador.

Berlusconi foi eleito no Senado no pleito de 24 e 25 de fevereiro e, em ambas as câmaras, o Povo da Liberdade (PDL, bancada do ex-premier) ficou em minoria.

Os políticos do PDL defenderam seu líder. O senador Altero Matteolidefiniu uma "barbárie" e "inauditas e gravíssimas" as palavras de Migliavacca. Para a deputada Micaela Biancofiore, se Berlusconi for preso "provocaremos o inferno".

O ex-primeiro ministro reagiu acusando os juizes, alegando que "eles não conseguiram me eliminar por meio da democracia, das eleições, e agora continuam tentando, usando a justiça para fins de luta política. Eles sabem que eu sou o verdadeiro obstáculo no caminho da esquerda".

Os últimos processos em que Berlusconi está envolvido são a investigação em Nápoles por corrupção e financiamento ilegal de partidos políticos, referente a uma suposta compra de senadores da centro-esquerda em 2006; e o que corre em Milão, em que é acusado de favorecimento da prostituição de menores, no caso da jovem marroquina conhecida como Ruby.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios