Notícias

Partido governista italiano expulsa senador dissidente

A aprovação da Lei Orçamentária do governo da Itália para 2020 provocou um terremoto no antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), maior partido da base aliada e que já perdeu um deputado e um senador desde o Natal.

A turbulência mais recente é a expulsão do senador Gianluigi Paragone, decidida pelo “colégio dos árbitros”, órgão interno que fiscaliza o cumprimento das normas do M5S.

A decisão foi tomada após Paragone ter votado contra a Lei Orçamentária e criticado a liderança do ministro das Relações Exteriores Luigi Di Maio no partido. O parlamentar foi um dos maiores defensores da aliança entre M5S e Liga, legenda de extrema direita chefiada por Matteo Salvini e que já incorporou outros três senadores da sigla antissistema.

Além disso, Paragone sempre foi crítico da coalizão com o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, que garantiu a permanência de Giuseppe Conte como primeiro-ministro. Nas últimas semanas, o senador havia acusado o comando do M5S de transformar o movimento em um partido do “establishment”.

Paragone prometeu recorrer da expulsão e ainda recebeu apoio de um dos maiores expoentes do M5S, o ex-deputado Alessandro Di Battista. “Gianluigi é infinitamente mais ‘grillino’ [apelido dos seguidores de Beppe Grillo, fundador do partido] do que muitos que se professam como tal. Nunca estive em desacordo com ele”, escreveu em um comentário no Facebook.

Nos últimos dias do ano passado, o M5S já havia perdido o deputado Lorenzo Fioramonti, que renunciou ao cargo de ministro da Educação e saiu do partido reclamando da falta de recursos na Lei Orçamentária para sua pasta. Especula-se que Fioramonti possa fundar um novo grupo parlamentar.

O M5S surgiu na década passada, com um discurso antiestablishment que ganhava força na esteira do desencanto dos eleitores com a classe política. Mas suas alianças de governo, primeiro com a Liga e depois com o PD, afastaram tanto apoiadores de esquerda quanto de direita e derrubaram as intenções de voto no partido nas pesquisas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios