Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Patrimônio Nacional, Convento do Carmo, no centro de Santos, fecha as portas por descaso das autoridades locais
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Patrimônio Nacional, Convento do Carmo, no centro de Santos, fecha as portas por descaso das autoridades locais
Catolicismo RomanoNotícias

Patrimônio Nacional, Convento do Carmo, no centro de Santos, fecha as portas por descaso das autoridades locais

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Noticiamos a triste notícia e o nosso repúdio do fechamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo e Igreja da Ordem Secular do Carmo, localizado no centro histórico da cidade de Santos, litoral paulista, na Praça Barão do Rio Branco, 16 – Centro, Santos – SP, 11010-040.

Desde o início de 2025, o Convento vem recebendo notificações do Ministério Público de Santos e da prefeitura para efetuar restauros, sob pena de multas altíssimas. Devido a falta de verba, o provincial do Conjunto do Carmo, decidiu fechar as portas temporariamente até que a situação se resolva. Indignação e repúdio tomaram contas de fiéis do local, justamente por se tratar de um PATRIMÔNIO NACIONAL E TOMBADO DESDE 1940. O Conjunto do Carmo é considerado como uma das maiores PRECIOSIDADES DO BARROCO BRASILEIRO, cabendo ao poder público e aos órgãos competentes fazer tais restauros na manutenção de um patrimônio tombado. Trata-se de descaso e negligência das autoridades locais, justamente por se tratar de um patrimônio nacional há mais de 80 anos.

https://www.provincia.biella.it/

HISTÓRIA

Foi o primeiro convento da cidade que abrigou os frades da ordem dos Carmelitas, que desembarcaram em Santos no final da década de 1580. Ao chegarem na pequena vila portuária, foram gentilmente recebidos por José Adorno, proprietário de um grande engenho, e sua esposa, Catharina Monteiro. A relação dos frades com os Adorno foi tão afetuosa que os “santistas” doaram, em 24 de abril de 1589, a capela de Nossa Senhora das Graças para que eles a utilizassem como sede provisória da Ordem.

Envolvidos com a vida da pequena vila, os carmelitas conquistaram também o coração do fundador Braz Cubas, a ponto de receberem do capitão-mor a gleba de terra onde se encontrava a capela, em 31 de agosto de 1589, para que eles, ali, fundassem as bases de seu convento. Dez anos depois, em 1599, eles comprariam o terreno definitivo para a construção do complexo, já no local onde até hoje está situado, na atual Praça Barão do Rio Branco. E pagariam uma boa quantia para a época.

Com o convento, a vila santista viu crescer o número de religiosos. Em 1635, a comunidade era formada por cinco frades; em 1640, eles passariam a ser seis, número que permaneceu até 1710, ano em que os carmelitas passaram a contar com oito frades. Em 1734, esse número atingira uma dezena, divididos em cargos: um prior, um sub-prior, um notário, dois clavários e cinco frades. Assim foi até o ano de 1785, ano em que passou a contar com 12 religiosos. Foi nesse período, em 1752, que os carmelitas construiriam a Capela da Ordem Terceira.

A partir do final da década de 1780, a Ordem do Carmo começou a enfrentar um período difícil, em razão dos problemas políticos entre o Vaticano e alguns reinos europeus. Vários conventos foram suprimidos no Velho Mundo e a Rainha de Portugal, D.Maria, acabou acatando o pedido do Papa Pio VI, para que centralizasse no Rio de Janeiro a administração apostólica carmelita. Diante disso, o convento de Santos, além de ter de dispensar praticamente todos os frades (só sobrou um para tomar conta do complexo do Carmo), teve que entregar todos os móveis ao visitador apostólico, d. José Joaquim Mascarenhas Castello Branco, então bispo do Rio de Janeiro. Assim, foram enviados à capital da Colônia, além dos bens móveis, alfaias da igreja, pratarias, arquivo e os mais belos tesouros do secular convento santista.

Em 1855, o Imperador D.Pedro II proibiu a aceitação de noviços, o que dificultou ainda mais os trabalhos da Ordem na cidade. Com o convento vazio, as atividades do Carmo se restringiam às missas.

Em 10 de agosto de 1889, uma novidade veio trazer uma nova luz ao Carmo. Uma comissão composta por Antonio de Lacerda Franco, Ernesto Cândido Gomes e Affonso de Vergueiro, pediu ao cônego licença para erigir no desocupado convento um mausoléu para o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, o que foi prontamente aceito (Em 1924, os restos mortais do herói nacional seriam transladados para um Panteão, construído no local da antiga portaria do convento).

https://www.provincia.biella.it/

Em 1906, os frades carmelitas holandeses retomaram o convento e deram novo ânimo à Ordem e, em 17 de fevereiro de 1917 era fundado o Colégio do Carmo, ocupando a parte do prédio do convento que dava para a esquina da Praça Barão do Rio Branco com a Rua Augusto Severo. O colégio se manteve neste endereço até 1959, quando se transferiu para a Ponta da Praia. A escola ficaria nas mãos dos carmelitas até 1975, quando a instituição acabou vendida a particulares. Os padres concentrariam seu foco na igreja.

NOSSA SENHORA DO CARMO

Também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo, é mais um dos títulos consagrados à Virgem Maria. Sua principal característica é o fato de carregar consigo o escapulário, representando estar a serviço do Reino de Deus. O artefato traz ainda muitas indulgências, graças e benefícios espirituais a quem assume o sinal e a proposta como seus. A data de Nossa Senhora do Monte Carmelo é 16 de Julho.

Patrimônio nacional desde 1940, o Conjunto do Carmo é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro – são duas igrejas unidas por torre com campanário, revestida de azulejos marianos originais do século XIX, fachada incomum nesse período.

No pináculo da torre, está a figura de um galo de ferro, que representa a fraqueza humana citada na Bíblia, quando Pedro nega Jesus três vezes. As igrejas estão separadas por um corredor que dá acesso à Rua Itororó nº 2, formando uma viela sem saída, a única do centro santista.

(Equipe Rádio Italiana – www.radioitaliana.com.br)

Você pode se interessar também por ...

Estudo revela que mais da metade dos europeus adultos tem excesso de peso
“Traídos e enganados”, dizem compradores do pandoro de Ferragni
Museus italianos registram alta de visitantes, informaram os Ministérios da Cultura e do Turismo
FUTEBOL ITALIANO: Milan decide não punir Balotelli por perda de habilitação
NEVE E FRIO: Mau tempo provoca desabastecimento na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de agosto de 2026
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
Cantor italiano Domenico Modugno será homenageado em Polignano a Mare, na Puglia
Professores italianos documentam legado da imigração vêneta no Brasil
FUTEBOL ITALIANO: Roma contrata revelação portuguesa Rodrigo Mora por 25 milhões de euros
Morre Fulvio Lucisano, histórico produtor de cinema italiano
Atacante do Cagliari segue em UTI, mas apresenta melhora respiratória
Ferrari elétrica é leiloada por valor recorde de US$ 40 milhões
Turista morre após ser atingido por raio em área proibida do vulcão Etna, sul da Itália
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?