Notícias

Sindicato italiano festeja 25 anos de “Ponte Brasilitalia”

No ano em que são celebrados os 150 anos da imigração italiana no Brasil, um dos mais interessantes projetos de cooperação sindical construído em São Paulo completa 25 anos: a associação “Ponte Brasilitalia”.

Por ocasião desse marco, o secretário-geral da União Italiana dos Trabalhadores Aposentados (UIL Pensionati), Carmelo Barbagallo,também ex-secretário da UIL, visitou as estruturas que abrigam a associação.

“Após 25 anos, estamos aqui para relançar esse importante projeto criado em benefício das comunidades que necessitam de apoio. Vamos analisar quaisquer problemas estruturais e, se houver intervenções a fazer, iremos fazê-las porque temos de relançar essa iniciativa em grande escala”, declarou Barbagallo.

A revitalização da Ponte Brasilitalia não é o único objetivo do sindicalista no Brasil, onde ele anunciou seu compromisso com o crescimento do sindicato de aposentados mundial.

“Já melhoramos o sindicato europeu, liderado por Agostino Siciliano, e agora, também com a ajuda dos brasileiros, devemos lançar um sindicato mundial de aposentados, porque nos próximos anos seremos cada vez mais e teremos de lidar com isso”, disse.

“O projeto Ponte Brasilitalia nasceu quase por acaso no final da década de 1990, da vontade da UIL Pensionati de viabilizar o vínculo com os trabalhadores e aposentados brasileiros por meio da cooperação”, afirmou o deputado italiano Fabio Porta em entrevista à revista Comunità Italiana.

“Através de alguns voluntários italianos já presentes no Brasil e graças à colaboração com o sindicato dos trabalhadores do comércio de São Paulo, identificamos o trabalho de Maria Crepaldi, uma religiosa ítalo-brasileira que atua na zona oeste da metrópole brasileira ao lado de famílias pobres e necessitadas, o ponto de partida do que depois de alguns meses se tornou a associação Ponte Brasilitalia”, acrescentou Porta.

Depois de alguns anos, foi inaugurado o espaço dos sonhos, uma estrutura polivalente onde mais de 200 crianças e suas famílias podiam realizar atividades educativas, culturais e profissionais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios