Notícias

Artistas italianos e latino-americanos estão expondo seus trabalhos na “ExpoFirenze 2012”

Cerca de 30 artistas italianos e latino-americanos, incluindo argentinos, peruanos, mexicanos, colombianos e chilenos, estão expondo seus trabalhos na ExpoFirenze 2012, que acontecerá até 28 de setembro no Palazzo Bastogi de Florença.

"O projeto, disse à ANSA Alberto Spadoni, presidente da Associação Cultural Toscana de Buenos Aires, um dos promotores do evento, visa não só a valorização da cultura da Toscana na América Latina, como também os fenômenos de sua transferência e adaptação à vida local".

A exposição quer fortalecer os vínculos entre as comunidades da América Latina e a Toscana, mediante uma compreenso mais profunda dos processos de integração social e enriquecimento cultural em comum, acrescentou ele.

Nas obras é possível ver "a marca da terra de origem dos autores: nos temas, estilos, soluções artísticas adotadas. Partes de mundos distantes que, magicamente, estão no altar da arte", observou por sua vez Alberto Monaci, presidente do Conselho Regional toscano.

Participarão do evento os argentinos Juan Balaguer, Angélica Basavilbaso, María Susana Bosio, Hernán Durigon, Enrique Fariña,Martha Magnani, Mariela Martin, Gustavo Noviello, Adriana Pedraglio, Gabriela Robaldo, Claudia Santoro, Patricia Silvestroni e Agata Zaldívar.

Entre os peruanos estão Josipa Bulos Velikopoljsky, Gisella Freundt, Marcela Gastelumendi, Marines Perea, Ana María Pizarro eMaría Elena Zelaya Pflucker.

Outros artistas são os mexicanos Angel Martínez Martínez e Uco Cuenca, o chileno Vidal Mugica, a colombiana Michelle Melo, o ítalo-argentino Luis Vicente Gramet e o ítalo-colombiano Rafael Mejia Sarmiento.

As obras em exibição incluem pinturas e esculturas, figurativas e abstratas, em uma leque de estilos que vão do realismo à paisagem, cubismo, impressionismo e surrealismo.

A exposição repete uma iniciativa de 2008, quando se realizou no município toscano de Pietrasanta uma grande exibição de arte euro-latino americana, com 64 artistas – entre pintores e escultores, de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, França, México, Holanda, Peru, Espanha, Uruguai e Estados Unidos. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios