Notícias

Peregrina da Jornada Mundial da Juventude morre de meningite e apavora Itália

Uma jovem italiana que participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Cracóvia, Polônia, morreu de meningite fulminante. O caso está preocupando a Itália e levando centenas de peregrinos a buscarem atendimento médico devido ao medo de contrair a doença. Susanna Rufi, de 18 anos, faleceu em Viena, durante o trajeto de retorno à Itália.

Na JMJ, a jovem passou pela "Casa Italia", local criado pelo país para receber os peregrinos italianos. A estrutura recebeu mais de 100 mil pessoas, as quais estão sendo submetidas a exames médicos. Até o momento, nenhum caso de contágio foi registrado, nem de uma outra jovem que estava sendo monitorada por estar na mesma comitiva que Rufi e por apresentar problemas de saúde. Um dos três ônibus da comitiva da qual a jovem participava também parou imediatamente em uma unidade de pronto-atendimbento. Até o bispo de Bolzano, Ivo Muser, passou por exames.

As autoridades regionais italianas colocaram em vigor na noite de ontem os serviços de controle de doenças para orientar a população, principalmente os pais e familiares de jovens que estiveram na Cracóvia, sobre os contágios da meningite. Os médicos recomendam que todas as pessoas que tiveram contato com alguma vítima de meningite recebam um tratamento profilático.

Em Bolzano, todos os 120 jovens que foram à Cracóvia já foram examidados. No Vêneto, o sistema sanitário atendeu 1.063 pessoas, enquanto, em Brescia, foram 1,8 mil peregrinos. Atrás da Polônia, que sediu a JMJ, a Itália foi o país com o maior número de peregrinos no evento presidido pelo papa Francisco.

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Alguns tipos podem ser evitados por meio de vacina, mas a doença se propaga por gotículas no ar de uma infecção viral. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios