Notícias

PESQUISA: 44% dos jovens italianos com menos de 24 anos estão desempregados há mais de um ano

Encontrar trabalho é uma tarefa cada vez mais difícil para os jovens italianos, tanto que 44% com menos de 24 anos estão desempregados há mais de um ano, enquanto que mais de 195 mil jovens já desistiram de procurar trabalho. Os dados são da pesquisa "Datagiovani" de Pádua.

O instituto revela que o desemprego juvenil em 2010 atingiu cerca 28% sobre uma média anual, com um aumento superior a sete pontos percentuais em relação ao período pré-crise, ao mesmo tempo em que também aumentou o desemprego de longa duração, que chegou a 12,1% (+4% sobre 2007).

Os jovens desempregados há mais de um ano são cerca de 210 mil e mais da metade reside no sul do país. Também aumentou o número de jovens que já perderam as esperanças de encontrar um trabalho e que, na prática, pararam de procurar: são 195 mil, três mil a mais do que em 2007, a maioria do sexo masculino.

Em março deste ano, um grupo de jovens trabalhadores temporários do comitê "O nosso tempo é agora, a vida não espera", se reuniram no famoso mercado romano de Porta Portese para protestar e em um palanque improvisado se alternaram contando suas histórias "de insegurança, exploração e suborno" em seus empregos  temporários.

A iniciativa foi organizada para lançar uma manifestação nacional em 9 de abril, que ocorrerá em várias cidades italianas para reivindicar os direitos dos jovens e dos trabalhadores temporários em todo o país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios