Notícias

PIB da Itália registra queda de 0,2%

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália registrou no terceiro trimestre do ano uma queda de 0,2% com relação ao trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas da Itália (Istat).

Este é o primeiro recuo da economia desde o quarto trimestre de 2009, quando se registrou uma queda de 0,1%. Porém, com relação ao mesmo período de 2010, o PIB teve um aumento de 0,2%.

O período teve dois dias de trabalho a mais do que o segundo trimestre e um a menos do que o terceiro trimestre de 2010.

Segundo o instituto, "todos os componentes da demanda interna" diminuíram no terceiro trimestre de 2011, mas as importações caíram 1,1% e as exportações cresceram 1,6%.

O Istat avalia que, se o crescimento do quarto trimestre for nulo, o PIB italiano crescerá 0,5% em todo o ano de 2011.

Além disso, o instituto também revisou para baixo o PIB dos dois primeiros trimestres de 2011, o que rebaixou o crescimento do primeiro trimestre com relação ao mesmo período de 2010 de 1% para 0,8% e do segundo trimestre de 0,8% para 0,7%.

Em toda a zona do euro, o PIB cresceu, em temos conjunturais, 0,2% no mesmo período com relação ao trimestre anterior, e 1,4% com relação ao mesmo período de 2010.

De acordo com uma avaliação da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), a Itália vai enfrentar uma recessão de 1,6% no ano que vem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios