Notícias

PIER LUIGI BERSANI: “Ninguém pode governar sozinho”

O secretário do Partido Democrata da Itália (PD), Pier Luigi Bersani, admitiu que a legenda não tem condições de garantir um governo para a Itália e pediu para os deputados eleitos se prepararem para uma mudança profunda.

"Não temos condições de garantir sozinhos um governo ao país, assim como nenhum dos outros partidos", declarou Bersani durante uma assembleia dos deputados e senadores eleitos do PD.

Para o líder da bancada de centro-esquerda, "2013 será o pior ano desde 2007" e "o eleitorado está pedindo uma grande mudança, que não é maquiagem, mas algo profundo". "Nós queremos cultivar abertamente essa ideia, iniciando a legislatura sob o signo da mudança".

A atenção do PD está focada no Movimento 5 Estrelas (M5E) do ex-comediante Beppe Grillo, que conquistou cerca de um terço de todos os parlamentares italianos nas últimas eleições (24 e 25 de fevereiro).

Muitos dirigentes do PD defendem que a única solução para permitir a formação de um governo na Itália é o apoio do M5E, uma hipótese rejeitada por Grillo e por seus seguidores.

"Com o PD é possível começar um diálogo sobre a transparência, porque no Parlamento se dialoga, mas não haverá acordo para apoiar um governo do PD", declarou Roberta Lombardi, porta-voz dos deputados do M5E na Câmara dos Deputados, que foi categórica: "Se alguém decidir votar com o PD, será expulso do Movimento".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios