Notícias

POLÊMICA: Campanha pede que Vaticano pague impostos

Os protestos contra os benefícios fiscais da Igreja, que nestes dias de crise provocam amplos debates, desembarcou na Internet com uma página no Facebook que, em poucas horas, teve a adesão de 40 mil pessoas sob o título inequívoco "Vaticano, pague pela manobra financeira" (Vaticano pagaci tu la manovra finanziaria). A montagem fotográfica no canto superior esquerdo, com uma pequena imagem de Bento XVI que parece lançar um punhado de dólares, causou uma onda de comentários, em sua maioria pedindo para o Vaticano colocar a mão nos bolsos para pagar a sua parte e no Facebook há várias solicitações para aplicar o imposto predial (ICI) às propriedades vaticanas.

Os perfis revelam que as mensagens foram escritas tanto por laicos como por católicos, gente de esquerda e gente que não é.

A iniciativa, que começou após uma advertência contra a evasão fiscal do cardeal Angelo Bagnasco, foi de Alessandro, um profissional independente da informática oriundo de Parma, junto com um grupo de amigos de toda a Itália, que compartilha sua profissão e habilidade na rede.

"Pago muitos impostos e batalho para pagá-los no prazo. Não sou anticlerical: fui batizado, fiz a comunhão e fui crismado. Não frequento a Igreja aos domingos porque me parece anacrônico e acho que não é isso que nos torna bons cristãos", comentou.

"Não tenho preconceitos contra a Igreja, acrescentou. Só afirmo que na Itália existem muitos privilégios, quase sempre herdados da Concordata (acordo entre a Itália e o Vaticano, ndr), que colidem com a atual crise econômica e que deveriam ser revistos".

Na mira está a isenção do ICI sobre um patrimônio imobiliário que alguns estimam em 115 mil edifícios, em sua maioria de grande valor.

O jornal católico Avvennire respondeu e, por exemplo, disse que "um dos erros mais grosseiros é confundir o Vaticano – que é um Estado estrangeiro, com a CEI (Conferência Episcopal Italiana), que reúne os bispos italianos". Entre outros comentários, alguns também defendem que tirar dinheiro do Vaticano seria como tirar dinheiro dos pobres.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios