Notícias

Cidade italiana de Florença cobre monumento em protesto contra o Estado Islâmico

A estátua da Primavera, situada na ponte Santa Trinita, em Florença, foi coberta com um pano preto em protesto contra a destruição de patrimônios culturais pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A iniciativa é de responsabilidade da Prefeitura da capital da Toscana, que aderiu a uma campanha da Associação de Bens Italianos Patrimônio Mundial da Unesco, entidade formada pelos municípios do país que possuem locais tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A estátua da Primavera é um dos símbolos dos danos sofridos por Florença durante a Segunda Guerra Mundial. Em agosto de 1944, a escultura foi destruída junto com a própria ponte. Sua reconstrução recomeçou logo depois do conflito, mas a cabeça do monumento só foi encontrada em 1961, no leito do rio Arno.

"É uma forma de segunda decapitação simbólica para dizer basta à chacina artística realizada pelo EI", diz um comunicado da Prefeitura florentina. Rival da capital toscana na Idade Média, o município de Siena também aderiu à campanha, estendendo um pano preto em uma das janelas do palácio Público, situado no principal cartão-postal da cidade, a piazza del Campo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios