Notícias

POLÍTICA: Aliados de Gianfranco Fini confirmam apoio a moção de censura ao Governo de Berlusconi

Os aliados de Gianfranco Fini, antigo amigo político do primeiro-ministro italiano, confirmaram hoje que irão apoiar a moção de censura ao Governo de Silvio Berlusconi que será votada na terça-feira, desmentindo informações sobre a existência de divisões internas.

"Se Berlusconi não compreender a necessidade de iniciar, ao renunciar, uma nova fase política, o grupo Futuro e Liberdade para a Itália (FLI) votará a (moção de) censura", indicou em comunicado a nova estrutura política criada por Fini.

O comunicado do FLI, que integra cerca de 40 deputados e uma dezena de senadores que saíram do partido de Silvio Berlusconi, o PDL, em finais de julho com Fini, foi divulgado após uma reunião de três horas que, segundo os participantes, permitiu unir as bases do grupo.

Vários jornais noticiaram que o FLI estava dividido e que alguns parlamentares estavam relutantes em votar a moção de censura e derrubar o Governo de Silvio Berlusconi, perdendo assim os respetivos cargos.

Fontes próximas de Berlusconi excluem a hipótese de o primeiro-ministro italiano apresentar demissão antes da votação da moção de censura na Câmara dos Deputados.

Num vídeo divulgado no 'site' do jornal italiano Corriere della Sera, o porta-voz de Berlusconi, Paolo Bonaiuti, afirmou estar convencido de que o Governo "terá a confiança do Senado (onde está prevista a votação de uma moção de apoio) e da Câmara".

"E todos os mágicos, bruxos, adivinhos e cartomantes que preveem o pior vão ficar sem trabalho", ironizou.

Esta é a segunda moção de censura ao governo de Berlusconi em menos de um mês. No passado dia 12 de novembro, o principal partido da oposição italiana, o Partido Democrata, apresentou na Câmara dos Deputados uma moção de censura ao governo italiano, com o apoio da Itália dos Valores.

Caso o governo de Berlusconi caia, existem dois cenários possíveis: ou o Presidente italiano Giorgio Napolitano designa outro nome, apoiado por uma outra maioria, para liderar o Executivo, ou dissolve o Parlamento

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios