Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Partido de Silvio Berlusconi diz que sua retirada do parlamento é “impensável”

O partido de centro-direita de Silvio Berlusconi disse neste sábado que a remoção do ex-primeiro-ministro do parlamento diante de uma condenação por fraude fiscal seria inaceitável e "impensável".

Angelino Alfano, secretário do partido de Berlusconi Povo da Liberdade (PDL), advertiu o primeiro-ministro Enrico Letta esta semana que o partido poderia derrubar o governo, se o Partido Democrata (PD) de centro-esquerda votar para expulsar Berlusconi, algo que membros do PD têm dito repetidamente que vão fazer.

O Senado deve votar em setembro sobre a possibilidade de expulsar o magnata da mídia de 76 anos de idade do parlamento.

Alfano disse no sábado, após uma reunião tática de quatro horas na luxuosa vila de Berlusconi, perto de Milão, que o PDL permaneceu firmemente unido apoiando seu líder. "A remoção (de Berlusconi) do gabinete de senador é impensável e constitucionalmente inaceitável", disse ele. Sua declaração atraiu reações severas dos membros da PD.

"As dificuldades do PDL são evidentes, mas você não pode chantagear o governo, porque em um estado de direito, as leis são respeitadas e as sentenças são aplicadas", disse Andrea Martella, vice-presidente do PD na Câmara dos Deputados.

Letta disse que seu governo deve se concentrar em promover a recuperação da Itália da recessão e que os problemas judiciais de Berlusconi não afetarão a estabilidade do seu governo. Uma comissão do Senado deve começar ouvir os argumentos sobre se expulsará Berlusconi em 9 de setembro.

Berlusconi está tentando desesperadamente encontrar uma maneira de permanecer no jogo político, apesar de uma sentença de prisão de quatro anos, comutada para um ano, por fraude fiscal maciça em seu império de radiodifusão Mediaset. Ele deverá iniciar o cumprimento da pena, em prisão domiciliar ou fazendo trabalho social, em meados de outubro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios