Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi acena com incentivo a quem receber imigrantes ilegais

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que é preciso dar incentivos às cidades que abrigarem os imigrantes ilegais que chegam ao país quase todos os dias.

A declaração foi dada durante o último encontro do G7, na Alemanha, e é uma resposta ao governador da Lombardia, Roberto Maroni, que prometeu recomendar aos prefeitos da região que não recebam clandestinos.

"Devemos conceder incentivos àquelas prefeituras que nos derem uma mão", afirmou o premier, referindo-se ao seu plano de distribuir imigrantes por toda a nação para evitar que o sul carregue todo o peso da crise migratória no Mediterrâneo.

Maroni pertence ao partido de extrema-direita Liga Norte, cujo secretário, Matteo Salvini, já ameaçou bloquear repasses que abrigarem estrangeiros ilegais e ocupar as estruturas destinadas a esse objetivo.

Quase diariamente, embarcações clandestinas partem da costa africana, principalmente da cada vez mais instável Líbia, rumo ao sul da Europa. Frequentemente, esses barcos afundam em alto mar e causam grandes tragédias, como a do dia 3 de outubro de 2013, que fez 368 vítimas perto da ilha italiana de Lampedusa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios