Notícias

POLÍTICA: Líder do Movimento 5 Estrelas, Beppe Grillo tenta aliança com Verdes no Parlamento Europeu

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), Beppe Grillo, enviou uma carta para Vula Tsetsi, secretária-geral do Grupo dos Verdes do Parlamento Europeu, pedindo um encontro para discutir uma eventual "colaboração" dentro da União Europeia.

O texto da correspondência foi publicado na íntegra no blog do comediante, que é também a principal plataforma política da maior sigla de oposição na Itália atualmente.

O post começa com o irônico título "toc, toc, tem alguém em casa?", em referência às diversas solicitações de reunião pedidas pelo M5S e que não tiveram resposta. "O Movimento 5 Estrelas é uma livre associação de cidadãos. Não é um partido político, nem pretende tornar-se um no futuro. Pretende realizar uma eficiente e eficaz mudança de opinião fora dos vínculos associativos e partidários, reconhecendo à totalidade dos cidadãos o papel de governo que normalmente é atribuído a poucos", diz a carta.

Nas eleições europeias na Itália do último dia 25 de maio, o M5S ficou em segundo lugar, com 21,15% dos votos, o que lhe dá o direito de ter 17 eurodeputados. Apesar de parecer significativo para um movimento fundado em 2009, o resultado foi considerado uma derrota até pelos próprios membros da sigla, que esperavam superar o Partido Democrático (PD), do premier Matteo Renzi, que obteve 40,81% da preferência do eleitorado. Fontes ligadas aos ambientalistas garantem que a proposta de Grillo será analisada pelo grupo nos próximos dias.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios