Notícias

POLÍTICA: Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi diz não precisar dos votos de Silvio Berlusconi

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, garantiu que conseguirá aprovar suas reformas constitucionais mesmo sem os votos do Forza Italia (FI), sigla chefiada por Silvio Berlusconi.

Apesar de ser oposição, a legenda conservadora tinha um acordo com o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), liderado pelo premier, em torno de iniciativas específicas, como a nova lei eleitoral e o fim do bicameralismo paritário no país.

A aproximação dos rivais foi necessária porque a maioria do PD no Senado é bastante apertada, dificultando a aprovação de projetos. No entanto, Berlusconi deu o pacto por encerrado após Renzi indicar o jurista Sergio Mattarella, que não agradava ao senador cassado, para a Presidência da República.

"Se o Forza Italia, que sempre defendeu o pacto sobre as reformas, agora quer renegá-lo, que façam bom proveito. Eu sempre disse que quero fazer acordos com todos e que não seremos chantageados por ninguém. Nós temos os votos mesmo sem eles, mas espero que o bom senso e a razão prevaleçam dentro do FI", declarou Renzi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios