Notícias

Protestos contra Berlusconi deixam 90 feridos em Roma

Alto desemprego entre os jovens contribui para insatisfação com governo.

O anúncio de que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, havia conseguido votos de confiança no Parlamento provocou uma onda de protestos que deixou 50 policiais e 40 manifestantes feridos em Roma nesta última terça-feira, segundo a polícia.

A moção de confiança em Berlusconi foi aprovada por 162 dos 309 senadores, com 11 abstenções. Na Câmara, a vitória foi mais apertada – 314 a 311.

Antes da votação, milhares de pessoas se reuniram em Roma e em outras grandes cidades italianas para exigir uma mudança no governo.

A polícia lançou gás lacrimogêneo na multidão, e muitas explosões – atribuídas a fogos de artifício – foram ouvidas. Manifestantes jogaram ovos, tinta e pedras nos prédios do Parlamento.

Os críticos de Berlusconi dizem que ele está muito envolvido com escândalos e casos de corrupção para permanecer no cargo.

Na segunda-feira, o premiê italiano pediu o apoio dos parlamentares do país, dizendo que sua renúncia ameaçaria a estabilidade nacional.

O primeiro-ministro, de 74 anos, está na metade de seu mandato de cinco anos e vem enfrentando nos últimos meses uma série de escândalos, muitos deles envolvendo supostos relacionamentos com mulheres jovens.

Os casos levaram Berlusconi a perder o apoio de seu ex-aliado próximo Gianfranco Fini, do partido Futuro e Liberdade para a Itália, o que deixou o governo sem maioria absoluta na Câmara dos Deputados.

O mandato vai até 2013, mas alguns analistas dizem que o governo deverá ser obrigado a convocar eleições mais cedo porque a minoria poderia paralisar o Parlamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios