Notícias

Economia italiana deverá crescer neste ano e em 2015, segundo dados do Fundo Monetário Internacional

A economia italiana volta a crescer neste ano. Depois de registrar -1,9% em 2013, o PIB deverá sair dos 0,6% em 2014 para acelerar até os 1,1% em 2015. As previsões são do Fundo Monetário Internacional (FMI) na pesquisa World Economic Outlook (WEO). De acordo com o FMI, a contração de empréstimos bancários a sociedades não financeiras na área do euro levanta preocupações de que as duras condições de crédito ainda poderem agir como uma resistência ao crescimento econômico.

O Fundo Monetário lembrou que a proximidade da oferta de crédito tem um efeito estatisticamente negativo sobre o PIB. "No terceiro trimestre de 2013, o impacto do choque de crédito da França, Alemanha e os Estados Unidos gerou uma redução do PIB relativo ao início de 2008, respectivamente de 2,2%, 0,9% e 0,4%. O impacto sobre o PIB foi consideravelmente maior na Irlanda e Espanha e, sob alguns aspectos, na Itália", afirmou o FMI.

"Outras ações para impulsionar o crédito na França, Irlanda, Itália e Espanha poderiam aumentar o PIB em 2% ou mais", afirmou o FMI. Para o Fundo Monetário Internacional, a oferta de crédito aos níveis pré-crise poderia levar a um aumento do PIB, em relação ao primeiro trimestre de 2008 em 2,2% na França, 2,5% na Irlanda, 3,9% na Itália e 4,7% na Espanha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios