Notícias

Por imigrantes, Papa Francisco altera regras do Direito Canônico

O papa Francisco publicou uma Carta Apostólica de Motu Proprio, documento feito pelo próprio Pontífice para enaltecer determinada prática, mudando algumas regras referentes à batismos e casamentos na Igreja.

A peça, chamada de "De concordia inter Codices", nasceu da necessidade de "harmonizar" alguns pontos do Código de Direito Canônico – o documento que regula a organização da Igreja Católica. Devido ao grande deslocamento de imigrantes nos últimos anos e a mobilidade da população ocorreu um aumento da presença de fiéis orientais em territórios latinos. Esta situação gera múltiplas questões pastorais e jurídicas, as quais precisam ser resolvidas com normas apropriadas. Desta forma, a partir de agora, um padre católico poderá batizar o filho de um casal cristão formado por um católico e um protestante. Já um casal de cristãos ortodoxos que pedirem para casar com um sacerdote católico poderá fazê-lo desde que tenha autorização de um bispo. Segundo o Vaticano, o objetivo da Carta é alcançar uma disciplina comum, que oferece certeza no modo de agir pastoral.

O movimento faz parte de diversas ações do Papa para "unificar" alguns ritos das diversas vertentes da Igreja Católica pelo mundo e mostram a crescente preocupação de Jorge Mario Bergoglio pela causas dos imigrantes. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios