Notícias

Prefeito de Florença, Matteo Renzi desponta como principal nome para liderar o Partido Democrático

O Partido Democrático (PD), ao qual pertence o premier italiano, Enrico Letta, realizou uma votação entre seus filiados para definir os candidatos das eleições primárias de 8 de dezembro, que vão escolher seu novo secretário, substituindo Guglielmo Epifani.

O prefeito de Florença, Matteo Renzi, ficou em primeiro lugar, com 46,7% dos votos, seguido pelo deputado Gianni Cuperlo, com 38,4%. O resultado consolida Renzi como o principal nome para a liderança da sigla, mas mostra que seu caminho não será tão fácil.

Cuperlo ganhou a votação em cidades importantes, como Gênova, Bolonha, Milão, Nápoles, Roma e Bari, enquanto o prefeito prevaleceu principalmente no sul da Itália. Fechando a lista de candidatos, o também deputado Pippo Civati alcançou 9,19% dos votos, e Gianni Pittella, vice-presidente do Parlamento Europeu, ficou com pouco menos de 6%.

"Em 8 de dezembro se vota para mudar a Itália. Se vencermos, no dia seguinte nada será como antes. O nosso compromisso é diminuir o número de políticos, que são muitos, para aumentar a quantidade de creches, bibliotecas, asilos e de postos de trabalho", disse Renzi após a divulgação do resultado. Por outro lado, Cuperlo respondeu que o prefeito de Florença não propõe uma fase nova, mas sim "reproduz as 20 décadas que queremos deixar para trás".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios