Notícias

Presidente da Itália defende papel de organismos internacionais

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, defendeu o trabalho das organizações internacionais como intermediadoras da paz, da liberdade e da democracia no mundo.

A declaração ocorreu na esteira do posicionamento do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que decidiu retirar o país de diversos organismos. 

“Hoje se alarga o campo daqueles que consideram as organizações internacionais supérfluas ou mesmo prejudiciais aos seus interesses e pensam em abandoná-las. Interesses de quem? Dos cidadãos? Da população mundial? Não parece ser o caso”, afirmou Mattarella durante um evento em Marselha, na França.

Segundo o chefe de Estado, “as consequências destas escolhas, infelizmente, já estão escritas. Agora é a hora de agir: relembrando as lições da história”.

O presidente italiano lembrou os 80 anos de fundação das Nações Unidas, definindo-a como “uma verdadeira organização universal da história humana, que desde o início buscou a paz mundial, sem se esquecer do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais”.

Mattarella também abordou o papel da União Europeia como uma “defensora e patrocinadora dos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito”.

“Quem pensa que estes valores são contestáveis deve saber que a Europa não trairá a liberdade e a democracia”, acrescentou.

Em apenas três semanas de governo, Trump retirou os EUA do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e propôs a saída da população palestina da Faixa de Gaza. Além disso, o republicano ameaçou invadir a Groenlândia, tomar o canal do Panamá, proibir mulheres trans de participar de eventos esportivos, dentre outras medidas.
   

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios