Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, renuncia ao cargo, após nove anos de mandato
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, renuncia ao cargo, após nove anos de mandato
Notícias

Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, renuncia ao cargo, após nove anos de mandato

Fabio Botto
Compartilhar
Giorgio Napolitano renuncia ao cargo
Compartilhar

Giorgio Napolitano renuncia ao cargoO dia 14 de janeiro de 2015 entrou para a história na Itália. Após quase nove anos de mandato, o presidente do país, Giorgio Napolitano, deixou o posto, como já era esperado há meses.

https://www.provincia.biella.it/

Aos 89 anos de idade, Napolitano se tornou o quarto presidente da República Italiana a renunciar. Esgotado devido à idade avançada e às exigências do posto, ele foi chefe de Estado durante um período de grande instabilidade no país, mas também essencial para solucionar diversas crises políticas. Foi Napolitano o fiador dos governos dos primeiros-ministros Mario Monti, Enrico Letta e do atual Matteo Renzi, todos eles formados sem a aprovação das urnas.

Com a renúncia, o presidente do Senado, Pietro Grasso, assume interinamente a Presidência, algo não previsto na Constituição, mas admitido na prática institucional italiana. A partir daí, a líder da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, tem até 15 dias para convocar uma sessão conjunta do Parlamento para iniciar o processo de sucessão de Napolitano.

Para se eleger, o novo presidente precisa obter ao menos dois terços dos votos do corpo eleitoral presente, que reúne 630 deputados, 315 senadores, seis senadores vitalícios (incluindo o próprio Napolitano) e 58 representantes regionais (três para cada região e um para o Vale d'Aosta). O número total é de 1.007, mas pode variar caso alguém não compareça às sessões. Contudo, isso vale apenas para as três primeiras votações. A partir da quarta, a quantidade necessária passa a ser a maioria simples, ou seja, 505, ao invés de 673.

O problema é que, em 2013, esse mesmo Congresso foi incapaz de escolher um novo presidente após o fim do primeiro mandato de Napolitano. Dividido entre o centro-esquerdista Partido Democrático (PD) – de Matteo Renzi -, o conservador Forza Italia (FI) – de Silvio Berlusconi -, e o anti-políticos Movimento 5 Estrelas (M5S) – de Beppe Grillo -, o Parlamento não conseguiu chegar a um acordo em torno de um mesmo nome.

Por conta disso, um amplo movimento pediu a Napolitano que assumisse o cargo novamente, algo inédito na história da Itália. Mas dessa vez não será possível recorrer a esse artifício. O recorde de demora para eleger um chefe de Estado foi registrado em 1971. Naquele ano, o Parlamento italiano precisou de 23 escrutínios e 25 dias para escolher Giovanni Leone.

Enquanto o novo presidente não é eleito, os trabalhos da Câmara e do Senado ficarão prejudicados, o que pode ser especialmente grave em um momento em que o governo de Renzi tenta aprovar uma série de reformas. Fontes da base aliada informaram à ANSA que a primeira votação no Congresso deve ocorrer às 15h (horário local) do dia 29 de janeiro.

Saída

https://www.provincia.biella.it/

Rumores sobre uma renúncia de Napolitano já circulavam desde o final do ano passado, e o próprio chefe de Estado havia confirmado em um discurso no dia 31 de dezembro que estava prestes a deixar o cargo. “Estou no limite das minhas forças, após contribuir com o máximo da minha capacidade”, disse ele, na ocasião.

 

Vida

Nascido em Nápoles no dia 29 de junho de 1925 e formado em Direito, Napolitano milita na política desde a juventude, participando desde um grupo de universitários fascistas até do histórico Partido Comunista Italiano (PCI), pelo qual foi eleito deputado pela primeira vez em 1953. Desde então, ele sempre conseguiu renovar seu mandato nas urnas, ocupando inclusive a presidência da Câmara entre 1992 e 1994. Em 1996, ele deixou o Congresso e assumiu o Ministério do Interior, cargo que ocupou até 1998. No ano seguinte, foi eleito europarlamentar pela centro-esquerda e representou seu país na União Europeia até 2004. Em 2005, Napolitano foi nomeado senador vitalício pelo então presidente Carlo Azeglio Ciampi, do qual viria a ser o sucessor.

 

Renzi

 

Com a hashtag #GraziePresidente (Obrigado presidente), o primeiro-ministro Renzi agradeceu no Twitter a Napolitano pelos seus quase nove anos no cargo.

 

Você pode se interessar também por ...

POLÍTICA ITALIANA: Três parlamentares abandonam o Movimento 5 Estrelas
OCSE prevê alta de 0,2% do PIB italiano em 2015
Técnico italiano Spalletti diz que jogar Eurocopa como atual campeão é um estímulo
Primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni recebe presidente da Colômbia e elogia processo de paz
Itália investiga esquema de fraude em multas de trânsito
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?