Notícias

Presidente da Itália sobrevoa regiões atingidas por incêndios

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou a base da Força Aérea em Alghero e sobrevoou as áreas da província de Oristano, na Sardenha, duramente afetadas pelos gravíssimos incêndios registrados desde o final de julho.

“Ver diretamente a devastação causada pelos incêndios nos faz compreender a imensa extensão dos danos causados às vidas das comunidades atingidas e ao seu território e do prejuízo provocado ao futuro dos jovens”, disse o chefe de Estado italiano.

Segundo Mattarella, “quem é culpado tem uma gravíssima responsabilidade em sua consciência”.

As chamas estão “devorando” diversas áreas arborizadas no sul da Itália, principalmente na Sicília, Sardenha e Calábria. Os incêndios estão causando danos e evacuações nos centros das cidades e já provocaram ao menos quatro vítimas.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, chegou a telefonar para o prefeito de Reggio Calabria, Giuseppe Falcomatà, garantindo ajuda e um plano extraordinário para enfrentar a emergência. De acordo com o premiê, o programa do governo italiano irá prever um auxílio para as pessoas e empresas afetadas pelo fogo, além de um plano de reflorestamento e segurança nos territórios atingidos.

Para o governador da Calábria, este é o momento de “intervir de forma inteligente”, porque o incêndio não está afetando apenas sua região, mas muitas outras, bem como outros países do Mediterrâneo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios