Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano diz que julgamento de Berlusconi do caso Ruby será justo

O processo "Ruby" contra Silvio Berlusconi, vinculado à jovem marroquina com a qual o premier teria tido relações sexuais quando ela ainda era menor de idade, se realizará "de acordo com a justiça", disse o presidente italiano Giorgio Napolitano em uma entrevista.

O chefe de governo tem "seus motivos e bons recursos legais para se defender das acusações.

Tanto a nossa Constituição, como nossas leis, garantem que um processo como este, no qual se levantam acusações graves que o premier nega, será justo em seu desenrolar e na conclusão, disse Napolitano entrevistado pelo jornal alemão Welt an Sonttag, às vésperas de sua viagem para esse país.

Sobre a continuidade do Executivo atual, o chefe de Estado italiano afirmou: "O governo continua enquanto dispor da maioria no Parlamento e agirá em conformidade".

Na conversa com o jornal alemão, o presidente também comentou o clima político de seu país.

Na Itália, o debate político frequentemente tem tons "excessivos" que o levam a degenerar em uma "guerrilha propriamente dita", escolhem-se tons "excessivamente estridentes, se perde a medida de julgamento e muitas análises beiram o extremismo. Tudo isto favorece o endurecimento da tensão política", ponderou.

Com a reforma eleitoral "não alcançamos um sistema partidário bipolar sólido, algo que inicialmente parecia ser muito simples, mas que na prática não foi".

De seu lado, Berlusconi, em uma mensagem aos Promotores da Liberdade, disse que a "Justiça se tornou um contra-poder político que ultrapassa os princípios constitucionais e que é cada vez menos um serviço público eficiente e justo como todos desejariam que fosse". (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios