Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano é um elemento estabilizador

Opiniões muito positivas sobre o presidente da República Giorgio Napolitano foram emitidas em um dos 'cable' enviados em agosto de 2008 pelo então embaixador americano na Itália, Ronald Spogli, ao vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, por ocasião de sua visita a Roma.

"Giorgio Napolitano, lê-se no documento divulgado pelo jornal El Pais, continua a exercer sua autoridade com consciência e a ser uma força estabilizadora" para o governo e o sistema, mesmo quando ao fazê-lo "se torna impopular entre seus colegas de centro-esquerda" (estamos em 2008 e Silvio Berlusconi tinha retornado há alguns meses no Palazzo Chigi, ndr).

"Apesar de seus poderes constitucionais serem limitados – acrescenta Spogli – Napolitano exerce sua autoridade com equilíbrio ('evenhandedly' no texto, que também pode traduzir-se 'com imparcialidade'), como demonstram os elogios e as críticas que recebe de ambos os lados". 

"Durante a queda do governo de Romano Prodi – escreve ainda o embaixador Spogli no 'cable' – Napolitano foi uma 'presença calmante' em plena tempestade política".

Desde que Berlusconi voltou ao Palazzo Chigi (sede do governo), Napolitano, "que tem suas raízes no antigo Partido Comunista", "tomou cuidado ao estabelecer as bases, para encontrar um ponto de encontro razoável". Por exemplo, continua o embaixador, o chefe de Estado "assinou a polêmica lei sobre a imunidade", mas ao mesmo tempo "advertiu o governo Berlusconi sobre a necessidade de não abusar do seu poder de emanar decretos-lei" e de sempre implicar plenamente o Parlamento sobre a nova legislação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios