Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano elogia salvamentos no mar

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou que a operação de resgates marítimos "Mare Nostrum" deixou a Itália na vanguarda no esforço para "agir corretamente em relação à onda de desespero".

A afirmação foi feita na Festa da Marina Militar no Quirinale, sede da presidência italiana. "Somos um exemplo, não viramos a cabeça para o outro lado", declarou o presidente. Napolitano também declarou sua admiração pela forma como a Marinha Militar italiana está conduzindo a operação Mare Nostrum. "A operação coloca a Itália na vanguarda no esforço para agir corretamente em relação à onda de desespero proveniente da África, principalmente da África subsaariana, além de outras regiões como o Oriente Médio que se traduz em pressões em nossa costa com meios de locomoção altamente perigosos e conduzidos por organizações criminais. São verdadeiras massas de pedidos de asilo ou de acolhimento em nosso país", afirmou Napolitano.

Mas há quem seja contra a operação Mare Nostrum. O senador do partido Forza Italia (FI) Maurizio Gasparri afirmou que "a Itália já acolheu milhares de clandestinos, graças também ao empenho excepcional de nossa Marinha, como fez notar o chefe de Estado. Mas com todo o respeito por Napolitano, é um erro enorme não colocar em evidência que a Mare Nostrum foi um fracasso". Segundo o político, a operação só serviu como "táxi" para clandestinos e "reforçou os bolsos dos traficantes".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios