Notícias

Presidente italiano Sergio Mattarella diz que União Europeia está em crise por “visões míopes”

O presidente italiano, Sergio Mattarella, criticou a visão "míope" de alguns líderes que levou a União Europeia a entrar em crise. Durante o evento que comemorou os 50 anos de inauguração do Túnel de Monte Branco, que liga a Itália e a França, o mandatário fez duras críticas à postura da UE.

 

"O nosso pensamento não pode ficar alheio às dificuldades atuais na construção europeia e a crise de credibilidade que a aflige, ligadas aos evidentes problemas de planejamento e de vontade política gerados por percepções míopes de interesses nacionais", destacou em nota.

 

Mattarella ainda criticou a obsessão pelas políticas de austeridade, ressaltando que se o bloco for "mesquinho com os investimentos estratégicos para fazer prevalecer a interpretação mais restritiva da austeridade econômica, a Europa não conseguirá respirar".

 

O líder italiano ainda falou sobre os ideais de fundação da UE e disse que o Velho Continente ficará mais fraco com esses constantes conflitos internos.

 

Apesar de não citar explicitamente, o posicionamento de Mattarella tem ligação direta com a crise na Grécia, que quase causou a saída da nação helênica do bloco. A postura extremamente rígida da Alemanha na negociação é um dos pontos que o governo italiano sempre questionou.

 

Mesmo vivendo um "bom momento" com a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, os italianos enfrentaram situações de crise semelhantes dentro do bloco nos últimos anos.

 

Em 2014, por exemplo, houve discussões públicas entre o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defensor de uma política de impulso e relançamento econômico do bloco, com os líderes do bloco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios