Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Presidente Napolitano diz que fez de tudo para que o Brasil extraditasse o italiano Cesare Battisti
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Presidente Napolitano diz que fez de tudo para que o Brasil extraditasse o italiano Cesare Battisti
Notícias

Presidente Napolitano diz que fez de tudo para que o Brasil extraditasse o italiano Cesare Battisti

Fabio Botto
Compartilhar
Cesare Battisti
Compartilhar

Cesare BattistiO presidente da Itália, Giorgio Napolitano, afirmou que "sempre promoveu e apoiou qualquer iniciativa" para que o Brasil extraditasse o ex-militante italiano Cesare Battisti. Em uma carta publicada pelo jornal La Stampa, o chefe de Estado conta que "deplorou" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro de validar a permanência de Battisti no país. "O êxito negativo do procedimento tem um significado profundamente lesivo ao respeito dos acordos firmados, à luta contra o terrorismo e à defesa da ordem constitucional, que a Itália mantém em plena conformidade com as leis de um Estado de Direito", afirmou Napolitano. A carta do presidente foi escrita após o lançamento de um livro sobre o caso Battisti escrito pelo ex-juiz de Milão Giuliano Turone.

https://www.provincia.biella.it/

Napolitano contou "ainda estar convicto" de que, "como já dito em janeiro de 2011", a sociedade italiana em suas "instituições, política, cultura e expressões civis" não conseguiu expressar o que a luta contra o terrorismo representa realmente para o país.

O presidente concluiu a carta referindo-se ao autor do livro e contando "estar satisfeito" de que Turone tenha tentado demonstrar esse sentimento em sua obra. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava o grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Preso no Brasil em 2007, dois anos depois o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu o status de refugiado político ao italiano, que nega os crimes e afirma sofrer perseguições em seu país natal.

O caso foi julgado pelo STF em 2009, que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao presidente.

Em seu último dia de mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acatou um parecer da Advocacia -Geral da União (AGU) e ordenou que Battisti permanecesse no Brasil.

Os advogados italianos recorreram da decisão, alegando que o gesto de Lula desrespeitava os tratados bilaterais. Mas, ao analisar o caso novamente, o plenário do STF validou a decisão do ex-presidente, argumentando que trata-se de uma determinação soberana de um país.

Além disso, a Corte também autorizou a libertação do ex-militante, que estava em prisão preventiva no cárcere de Papuda, em Brasília. 

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Berlusconi vence ex-mulher na Justiça e para de pagar pensão
Itália perdeu quase meio milhão de empregos no ano passado
Região da Lombardia, norte da Itália, terá referendo popular sobre autonomia
Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi declara que caso Ruby é uma afronta
União Europeia libera repasse de 50 milhões de euros à Unrwa
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?