Notícias

Primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta quer novo rumo para o governo

O premier da Itália, Enrico Letta, afirmou nesta sexta-feira (29) que vai propor ao presidente Giorgio Napolitano que um possível novo voto de confiança no Parlamento aconteça somente após as primárias do Partido Democrático (PD), legenda de centro-esquerda da qual ele faz parte, em 8 de dezembro. A eleição interna vai definir quem será o novo secretário da sigla. O favorito para vencer é o atual prefeito de Florença, Matteo Renzi.

Napolitano confirmou que o primeiro-ministro terá que promover uma transição parlamentar que marque a passagem de um governo de ampla maioria para a formação que se criou depois da saída do Forza Italia (FI), partido de Berlusconi, da coalizão governista. A mudança do FI para a oposição, um dia antes da cassação do Cavaliere, acabou alterando a composição de forças no Congresso.

Por isso, o premier teria que mais uma vez obter a confiança do Senado e da Câmara para mostrar que ainda mantém o apoio suficiente para administrar o país. "A confiança que vai se manifestar na transição parlamentar que faremos marcará uma mudança de direção no governo", afirmou Letta durante o congresso do Partido Socialista Italiano (PSI) em Veneza.

O premier também disse que sua ida ao Parlamento será uma ocasião para aperfeiçoar o programa de governo para 2014, quando ele espera se dedicar a reformas constitucionais e institucionais. "O novo voto de confiança que pediremos vai significar a passagem de um primeiro tempo jogado na defesa a uma segunda etapa jogada no ataque", acrescentou o primeiro-ministro, fazendo referência ao constante assédio que o seu gabinete sofre desde que assumiu o poder, em abril de 2013. "2014 será um ano belo e de compromissos, será um ano de recuperação e de boa política", completou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios