Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti diz que Itália pode defender “Taxa Tobin”

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, declarou em sessão no Senado que o país está "disposto a reconsiderar sua posição" sobre a imposição da taxa Tobin, que incidiria sobre as transações financeiras internacionais de caráter especulativo.

A Itália está "disposta a reconsiderar a posição do governo anterior, que era contrário a um imposto sobre transações financeiras, a chamada taxa Tobin", afirmou o premier.

A medida, segundo Monti, poderia ser uma forma de reduzir os impostos que recaem sobre as famílias italianas.

Com a possível mudança da posição do país, a Itália se junta à Alemanha e à França na defesa da taxação.

Em sua declaração ao Senado, o chefe de Governo da Itália disse também que é "necessário" que a União Europeia (UE) não "esqueça que o problema [da crise] é o crescimento e o emprego", que, segundo ele, devem ser estimulados por meio de reformas estruturais como "as apresentadas pela Itália ao Parlamento".

Ele indicou também que o país está "muito interessado" em utilizar seu lugar que foi oferecido para ocupar ao lado da França e da Alemanha em um "núcleo interno da união econômica e monetária", conforme o convite do presidente francês, Nicolas Sarkozy, feito no encontro entre os líderes dos três países ocorrido no fim de novembro.

Segundo Monti, que já foi comissário da UE, a política de seu governo irá acompanhar "as elaborações franco-alemãs", fazendo valer "uma visão de método comunitário e uma valorização das instituições comunitárias".

O objetivo, afirmou, é evitar que a união "franco-alemã domine a Europa". "[Angela] Merkel e Sarkozy podem cometer erros", observou, defendendo consultas aos 27 países-membro da UE antes de uma ação.

"Não por puro idealismo 'europeístico'", explicou, "mas porque entendemos que seja de interesse da Itália que haja instituições fortes para todos", concluiu. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios