Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti se desculpa por equívoco em referência ao tema dos empregos

"Sinto muito se com aquela frase feri a sensibilidade de alguém, mas felizmente a comunicação continua e, se usamos palavras erradas, podemos sempre esclarecer", disse o premier Mario Monti à Repubblica TV.

Ele se referiu à advertência aos jovens, quando falou sobre a 'monotonia' dos empregos fixos e convidando-os a encararem como desafio o fato de que não haveria mais empregos permanentes para maioria deles.

"Felizmente, este governo precisa se comunicar menos do que um governo político porque não seremos candidatos nas eleições.

No entanto, para nós a comunicação é mais necessária porque, não tendo sido eleitos, devemos ganhar a confiança dos cidadãos".

Ao responder se os Estados Unidos seriam um exemplo de país a ser seguido, o premier italiano comentou: "Os EUA não são um modelo a imitar totalmente porque eles têm um mercado de trabalho muito flexível e é mais fácil encontrar trabalho do que em outros lugares, mas em muitos campos e setores os desempregados são mal protegidos. Se precisássemos pensar um modelo, seria aquele do norte da Europa. A Dinamarca é mítica, mas não precisamos nos tornar todos dinamarqueses", continuou Monti no vídeo-fórum da Repubblica.it.

Na Dinamarca "a tutela é dada a cada trabalhador e, nas mudanças tecnológicas, quando o trabalhador já não pode trabalhar, ele pode contar com uma rede de seguridade social. Além disso, o trabalhador tem a possibilidade de fazer uma reciclagem profissional, o que lhe dá esperanças futuras, apesar da perda em emprego", acrescentou Monti. 

Ao falar dos obstáculos em ser um Bill Gates na Itália, Monti explicou que "nem todo mundo é Bill Gates, e se houvesse um [Bill Gates] na Itália seria complicado fazê-lo nascer em uma garagem. Por isso, uma das medidas do governo é a possibilidade de criar empresas simplificadas de responsabilidade limitada (SSRL, da sigla em italiano), que poderão surgir sem um capital mínimo e sem honorários advocatícios".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios