Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi anuncia cronograma de reforma tributária

Retornando de férias, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, anunciou um cronograma de cortes de impostos no país, a ser iniciado em 2016.

Em um evento em Rimini, na costa leste italiana, o premier disse que, no ano que vem, serão abolidos o Tributo para os Serviços Indivisíveis (Tasi) – destinado a financiar serviços que atendem homogeneamente toda a coletividade, como polícia, proteção civil, manutenção de áreas verdes, etc – e o Imposto Municipal Único (IMU), que incide sobre patrimônios imobiliários.

Além disso, Renzi prometeu reduzir em 2017 o Imposto sobre Renda Societária (Ires) – espécie de imposto de renda para sociedades – dos atuais 27,5% para 24%. Por fim, no ano seguinte, provavelmente o último de seu mandato, ele quer intervir no Imposto de Renda para Pessoas Físicas (Irpef).

"No ano que vem, extinguiremos o Tasi e o IMU para todos. Não é possível continuar com esse joguinho. Na Itália, a taxação é exagerada", declarou o primeiro-ministro. Embora tenha reconhecido que é preciso reduzir os impostos no país, ele afirmou que um ano não é suficiente para isso.

Renzi está no poder desde fevereiro de 2014, e uma das principais críticas da oposição ao seu governo é a falta de uma reforma tributária.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios