Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e Fraçois Hollande discutem nomeações da União Europeia

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, foi a Paris participar de um encontro do Partido Socialista Europeu (PSE) para discutir a estratégia da legenda e as nomeações para os órgãos da União Europeia (UE).

Além disso, o premier teve uma reunião a portas fechadas com o presidente da França, François Hollande, que também pertence ao PSE. "A prioridade que discutimos é o crescimento, usando todas as margens de manobra e a flexibilidade previstas no atual pacto de estabilidade", declarou o mandatário francês, acrescentando que Roma e Paris mantêm uma boa relação e possuem os mesmos objetivos. Após o encontro, Hollande disse que os socialistas respeitam e aceitam a indicação do ex-primeiro-ministro de Luxemburgo Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia, o poder executivo da UE, mas pretendem ver pessoas de inspiração social-democrata em cargos importantes na Europa.

Juncker pertence ao conservador Partido Popular Europeu (PPE), a maior sigla do Parlamento do bloco, e tem o apoio, embora não muito entusiasmado, da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Já o PSE possui a segunda maior bancada do Congresso, por isso não tem prioridade para indicar o chefe da Comissão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios