Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e Silvio Berlusconi fazem nova reunião privada

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi voltou à sede do governo para uma refeição com o atual dono do cargo, Matteo Renzi. O encontro durou mais de duas horas e tratou sobre a lei eleitoral levada ao Parlamento pelos dois líderes e eventuais mudanças no texto.

Também participaram da reunião Gianni Letta, membro de destaque durante os mandatos de Berlusconi, e Denis Verdini, senador pelo partido do ex-premier, o conservador Forza Italia (FI). A lei eleitoral proposta pelos dois estabelece um "prêmio de maioria" para a legenda ou coalizão que sair vencedora em uma futura votação – mas desde que ela conquiste 37% das cadeiras na Câmara dos Deputados.

Caso ninguém supere esse patamar, será realizado um segundo turno entre os dois partidos ou alianças mais votados para definir quem terá direito ao bônus. No entanto, tais regras valerão apenas para os deputados, já que Renzi apresentou um projeto para reduzir os poderes do Senado e acabar com o bicameralismo paritário na Itália.

A medida também prevê uma cláusula de barreira de 8% dos assentos na Câmara para legendas que disputarem pleitos sozinhas e de 4,5% para as siglas que concorrerem em aliança. Além disso, cada coalizão terá que obter ao menos 12% das vagas.

O projeto é fruto de um acordo entre Berlusconi e Renzi, apesar do ex-primeiro-ministro fazer oposição ao atual. O texto já foi aprovado na Câmara e agora aguarda o parecer do Senado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios