Notícias

Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi diz preferir G14 para substituir G8

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou que prefere o G14 para substituir o atual grupo formado pelas sete nações mais ricas e a Rússia. 

 

"O G8 atualmente representa 50% da economia mundial e é necessário que seja superado por um fórum maior.

 

O G20 parece ser muito grande e serve somente para expressar as diversas opiniões, enquanto o G14 é um formato que representa 80% da economia mundial e, por isto, deve ser estruturado e mantido", comentou o premier. 
 

 

Berlusconi participou de uma coletiva de imprensa ao lado do presidente chinês, Hu Jintao, que está na Itália para uma viagem oficial às vésperas da Cúpula do G8, que ocorrerá entre os próximos dias 8 e 10 na cidade italiana de L'Áquila.

 

Na ocasião, o primeiro-ministro italiano disse que os membros do G8 (Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Japão e Rússia) estão analisando o novo formato do grupo. 
 

"Pensamos no formato do G14, que além dos países do G8 compreende Índia, China, África do Sul, México, Brasil e Egito. Nós os convidamos a L'Aquila, mas queremos que este formato se torne estrutural", defendeu o premier, referindo-se à participação dos emergentes na próxima Cúpula do grupo. 
 

Em uma entrevista ao jornal local Il Giornale, Berlusconi ratificou que a reunião do G8 terá como objetivo "restabelecer a confiança" para poder enfrentar a crise econômica mundial. 
 

"A mensagem mais importante que deverá sair da Cúpula será a de confiança. Sem confiança não se sai da crise", exaltou o premier, completando que o encontro abordará também temas relativos ao livre comércio, à Rodada de Doha, ao lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte, e à ajuda aos países africanos, entre outras coisas. 
 

Esta será a primeira Cúpula em que os seis países emergentes assinarão a declaração final do encontro sobre como impulsionar a economia e o desenvolvimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios