Notícias

PROCESSO MEDIASET: “Silvio Berlusconi pode renunciar a prescrição”, diz advogado Franco Coppi

O advogado do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, Franco Coppi, declarou que está avaliando a possibilidade de renunciar a prescrição no processo Mediaset – onde o ex-premier foi condenado em segundo grau a quatro anos de prisão e cinco de interdição dos cargos públicos por fraude fiscal – e que agora está tramitando na Suprema Corte italiana.

Segundo Coppi, a decisão da Suprema Corte de fixar a data da sentença para o dia 30 de julho "é um problema", já que não permite a elaboração de um documento com as considerações da defesa. "Junto com Niccoló Ghedini [outro advogado de Berlusconi] eu queria aprofundar alguns temas do recurso, considerando os tempos normais da Suprema Corte. Entretanto, a decisão de fixar para o dia 30 de julho a data do julgamento nos surpreendeu".

Em nota a Suprema Corte explicou que a decisão de marcar o julgamento em uma data tão próxima, e atribuí-lo para juízes que trabalham nas férias, tinha sido tomada para evitar a prescrição do processo. No entanto, o advogado afirmou que segundo seus cálculos a data da prescrição seria no dia 26 de setembro. Por essa razão Coppi estaria cogitando pedir para a Corte de rever a decisão e revogar a data do julgamento. "Dessa forma os termos de prescrição seriam congelados", afirmou ele, que explicou como a jurisprudência "mais antiga" prevê a possibilidade que o réu possa renunciar a prescrição antes do vencimento da data, e o advogado "não vê a razão porque isso não possa acontecer".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios