Gastronomia

Produtores de tomates italianos miram mercado brasileiro

Uma campanha financiada com recursos da União Europeia foi lançada  em São Paulo, para promover o consumo de tomates em conserva europeus – especialmente italianos – no Brasil.

A iniciativa é promovida pelo consórcio Oi Pomodoro Centro Sud, que reúne quase todos os produtores do sul e alguns do norte da Itália, maior processadora mundial de tomate, e chega em um momento de expansão da demanda no mercado brasileiro.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil importou US$ 18 milhões em tomates preparados ou conservados italianos em 2020 (21,4 mil toneladas), valor que subiu para US$ 19 milhões em 2021 (20,6 mil toneladas) e US$ 20,9 milhões em 2022 (22,7 mil toneladas).

Em 2023, considerando até maio, já são quase US$ 16 milhões (12,8 mil toneladas). “A ideia é trazer a excelência do produto europeu e italiano ao Brasil”, disse em sua apresentação Fabio Selan, diretor da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam).

A campanha foi batizada como “Meu Tomatì” e, até o fim do ano, também realizará outras ações para divulgar o tomate pelado ou em polpa da Europa e da Itália, incluindo uma semana com cardápios especiais em restaurantes paulistanos em outubro e promoções em supermercados.

“Acredito que essa campanha possa ser muito interessante para divulgar o conceito do ‘made in Italy’ e como reconhecer um produto ‘made in Italy'”, afirmou Riccardo Mezza, proprietário da consultoria Investire in Brasile (IB).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios