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Produtos cosméticos italianos geram 22 bilhões de euros por ano

O setor de produtos cosméticos na Itália gera cerca de 22,3 bilhões de euros por ano para a economia do país, mostraram dados divulgados pela associação das empresas Cosmetica Italia.

Segundo o presidente da entidade, Benedetto Lavino, o estudo feito pela Althesys mostra que esse montante corresponde a 1,25% do Produto Interno Bruto (PIB), “duas vezes mais do que o transporte aéreo e cerca de seis vezes mais do que o faturamento do futebol”.

Durante o evento, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou que o setor “é a menina dos olhos do Made in Italy”. A premiê prometeu ainda que seu governo dará a mesma atenção para a área que é dada para outros setores mais conhecidos do grande público, como a moda ou o design, e que continuará a levar adiante a “batalha” na Europa sobre a questão das embalagens e dos microplásticos.

Os dados apresentados pela associação ainda mostram que, atualmente, 55% dos produtos de maquiagem usados no mundo são feitos na Itália, em percentual que sobe para 67% quando considerados apenas os consumidos na Europa.

Em geral, 40% da produção dos cosméticos italianos é exportada.

“É uma cadeia de abastecimento muito forte, muito articulada, e demonstrou uma grande resiliência. Sofreu fortemente um choque com a pandemia [de Covid-19], mas conseguiu subir rapidamente que agora está além dos dados pré-pandemia”, disse o vice-presidente da Cofindustria, Maurizio Marchesini.

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