Catolicismo RomanoNotícias

Projeto de Lei quer restituir feriado em homenagem a São Francisco, padroeiro da Itália

A Câmara dos Deputados da Itália iniciou um debate geral para aprovar um projeto de lei que pretende restaurar o dia 4 de outubro como um feriado nacional em homenagem a São Francisco de Assis.

“Com o objetivo de celebrar e promover os valores da paz, da fraternidade, da proteção do meio ambiente e da solidariedade, personificados na figura de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália, fica instituído o feriado nacional de São Francisco de Assis, a ser celebrado no dia 4 de outubro de cada ano”, diz o primeiro artigo do documento.

O santo do século XIII, que inspirou o falecido papa Francisco a adotar seu nome, renunciou à sua riqueza e dedicou sua vida aos pobres.

Em 1958, o dia 4 de outubro foi incluído entre as solenidades civis, mas foi abolido em 1977, como parte das medidas de austeridade. Em 2005, porém, uma nova lei estabeleceu que a data seria celebrada como o “Dia da Paz”, inspirado em São Francisco, com iniciativas nas escolas.

Agora, o projeto de lei pretende restituir o feriado ao calendário da Itália e já foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Constitucionais na última sexta-feira (12).

Entretanto, ele ainda precisa ser votado no Parlamento, mas a discussão prevista para esta quinta (18) foi adiada para o início da próxima semana.

Segundo a relatora Elisabetta Gardini, do partido Irmãos da Itália (FdI), o PL restabelece o feriado nacional, onde “tanto crentes quanto não crentes podem se reunir”. O objetivo é que a data volte a ser celebrada a partir de 2026, por ocasião do 800º aniversário de morte do santo, apesar das preocupações de que isso pese sobre os cofres públicos.

Paralelamente, alguns legisladores italianos estão pressionando por mais um feriado em 19 de março para celebrar o Dia de São José — o Dia dos Pais —, mas sem sucesso até o momento.

A Itália tem atualmente 12 feriados, em comparação com 15 no Chipre, 14 em países como Croácia e Espanha e 11 na França, Grécia e Suécia. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios