Música Italiana

Raffaele Riefoli

Raffaele Riefoli, nasceu em Margherita dei Savoia (Bari, Itália) no 29 de setembro de 1959, seu nome artístico é RAF. Bem cedo se deslocou a Firenze e colaborou com a vivísima cena New Wave. Ao princípio dos anos 80 viveu e tocou em Londres.

Em 1984 começou com uma etiqueta francesa com Self Controle, uma balada dance que lhe levou ao primeiro posto da classificação mundial, incluido os Estados Unidos, onde a versão de Laura Branigan chega ao n°1 do hit parade de Billboard.
Ao final desse mesmo ano nasceu o primeiro álbum titulado também como Self Controle. A parte da canção que deu o  nome ao disco, há outros dois singelos com sucesso chamados Change your mind e Hard.

Em 1987 escreveu para o trío Morandi-Ruggeri-Tozzi Se Puo' dare dei Piu', a canção com que ganhou o Festival de San Remo desse ano. Junto com Umberto Tozzi escreveu e interpretou Gente di Mare, com a que participou no Festival de Eurovisión celebrado em Bruxelas. O tema atingiu a terceira posição neste e se tornou um hit em toda a Europa.

Saiu neste período London Town, um singelo que foi uma celebração para uma cidade, Londres, muito querida para ele.

Em 1988 competiu pela segunda vez no Festival de San Remo. Inevitável Follia. O álbum onde se tratou essa canção foi Svegliarsi un anno fa, fotografia de um músico sui generis que tinha descoberto a tradição da canção de autor italiana, mas ao mesmo tempo estava atentísimo ao som mais actual e sofisficado. De novo entre os dez primeiros, doravante será sempre assim.

Em 1989 competiu novamente no Festival de San Remo. Raf voltou a sacar um disco com sucesso na Itália, Coisa resterà degli anni ottanta. A canção que deu o título ao álbum conquistou outra vez ao público. Em agosto, Ti Pretendo foi a canção do verão, inclusive conquistando o mercado Latinoaméricano ao ano seguinte, esta canção foi um sucesso em países como Chile, Argentina, entre outros.

Em 1991 Raf conquistou o primeiro posto com Interminatamente, depois impressionou no Festival de San Remo com uma sugestiva balada, Oggi um deu non ho. Também no Festivalbar com Siamo soli nell' inmmenso vuoto che c'é. Três sucessos diferentes entre eles, mas não são os únicos do excelente álbum titulado Sogni… é tutto quello che c'é.

Em 1992 a grande prova para Raf quiçá foi neste ano, em que se estreava ante o público espanhol pese ao sucesso de Ti Pretendo. Uma tentativa de transladar o sucesso de seu país de origem, com um disco titulado RAF (Spanish Edition).

Que ficasse de oitenta, Se amar ou não se amar e Te Pretendo são quiçá as três canções mais destacables de um disco no que quiçá faltou uma melhor tradução dos textos. O disco pese a esse detalhe teve certa repercussão.

Em 1993 o disco Cannibali conseguiu 6 vezes disco de platino. Um álbum rico de canções com sucesso (Il battito animale, due, stai com me) com uma atenção particular à actualidade que acabou ressaltando a inquientud que caracteriza um mundo contradictorio e um momento histórico trabajadísimo.

Em 1995 Raf lançou Manifesto, um disco que dá um passo adiante desde o ponto de vista musical e artístico, e nesta ocasião realizou uma novidade absoluta não só para a Itália senão para todo mundo. Sem nenhum custo ademais ofereceu um CD ROM interactivo chamado Intragendo, com o qual o público teve a possibilidade de aprofundar no conhecimento do artista. Também se abriu seu espaço em internet, antecipando-se com diferença à actualidade.

Em 1996 Collezione Temporanea' é o título do primeiro Best-of de Raf, o disco de  16 grandes sucessos interpretados em forma de novas versões. No álbum esteve presente o inédito Um grande saltoi, uma doce balada que conta uma pessoal reflexão sobre o sentido da vida.

Em 1998 A Prova foi o  álbum de exploração e colaboração com sua banda, o som era  mais forte com uma evolução sobre o rock mas mantendo estrutura e melodia pop. Um interessante experimento para Raf e uma fascinante fusão entre pop italiano moderno e inovador.

Em 2001 e após um intervalo de tempo por motivos de uma experiência pessoal tão importante como uma nova paternidade, Raf voltou a apresentar com o novo álbum Iperbole. Um álbum de grande sucesso tanto em termos de venda como em popularidade. Destacando Infinito via, NEI SIL, ASSOLTI e OÁSIS. Recebeu o MEI (meeting delle Etichette indipendenti) um prêmio pela direcção do Videoclip de INFINITO, canção mais soada do disco, (pelo pensado e gravado).

2004 – Aos 20 anos de SELF CONTROLE lançou o álbum OUCH. IN TUTTI I MIEI GIORNI, SUPERTITI e ARIA DEI NIENTE  foram  as canções mais destacadas. Contemporaneamente, Mondadori publicou o livro COISA RESTERA'… escrito a 4 mãos por Raf e Domenico Liggeri  onde se descreveu a vida artística e pessoal deste cantor italiano.

2005 – O 28 de outubro lançou o LIVE, DVD de um concerto de Raf do 16 de maio de 1991 no Palatrussardi de Milão. Editou também TUTTO RAF, 32 canções do repertorio do artista que vão desde 1983 até o ano 2004, no que conclui uma longa etapa na discográfica Warner.

2006 – 26 de maio, apareceu PASSEGGERI DISTRATTI, primeiro álbum de Raf com a etiqueta Sony Bmg. Destacando-se DIMENTICA, que se converteu na canção do verão por sua contínua transmissão na rádio italiana. Também PASSEGGERI DISTRATTI, canção que deu nome ao disco, IL NODO, NATI IERI e ACQUA foram canções que demonstraram o caráter inovador e pessoal de Raf.

2008 – 26 de setembro. Apareceu METAMORFOSI, nome do album que contém canções que falam de temas importantes, como os sentimentos, o gozo, a dor, as emoções… Cabe destacar as canções NON´E MAI UM ERRORE, OXISSEGNO, e LACRIME E FRAGOLE.

 

Em 30 de outubro de 2009 Soundview foi publicado, o primeiro CD-DVD Raf.

 

Ele está atualmente trabalhando em seu novo álbum solo que está previsto para final de fevereiro de 2011.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios