
O conhecido e popular prato foi criado na cidade italiana de Nápoles, capital da Região da Campânia, e existem três versões para a origem do nome “puttanesca”. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira diz a história que esse prato típico italiano teve origem em uma pequena cidade da Itália, onde uma esposa que traía o seu marido todas as tardes, chegava atrasada para preparar o jantar. Com medo do esposo chegar do trabalho e a janta não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo. Por isso que ficou conhecido como Spaghetti Alla “Puttanesca”
Ingredientes:
- 1 pacote de espaguete grano duro (ou qualquer massa longa de sua preferência)
- 4 tomates picados
- 3 dentes de alho amassado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- 40 g de filés de anchova em conserva
- 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
- 1/2 pimenta vemelha picada sem sementes
- 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
- 1 colher (sobremesa) de alcaparras (opcional)
Modo de Preparo:
- Frite o alho, pimenta e anchovas no azeite até as anchovas derreterem.
- Coloque as azeitonas pretas e frite mais 1 minuto.
- Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e deixe apurar por 8 minutos (tempo em que a massa leva para cozinhar al dente).
- Em uma travessa despeje o molho por cima da massa.
- Ao invés de queijo ralado derreta 1 colher (sopa) grande de manteiga em uma frigideira e torre ligeiramente com 1 xícara (chá) de farinha de rosca para polvilhar por cima da massa.